Nos últimos meses, várias instituições registraram um aumento expressivo nas tentativas de golpes. Por isso, a Transpocred, prezando pela segurança de seus cooperados, alerta sobre os casos ocorridos e como agir diante de atuações criminosas como essas.
Infelizmente, foi identificado que pessoas mal-intencionadas estão utilizando o nome da Cooperativa em tentativas de golpes, como por exemplo: o da falsa central telefônica (quando você recebe o contato – via ligação – de um suposto atendente da sua instituição) e do envio de links falsos (no qual são enviados links indevidos para suposta recuperação de acesso à conta e/ou atualização do App).
Sendo assim reforçamos que:
- O site da Cooperativa sempre será “transpocred.coop.br”. Não clique em links diferentes deste;
- Atenção ao receber ligações em nome da Cooperativa, pois é possível que golpistas entrem em contato com você. Não repasse ou confirme dados pessoais e/ou financeiros, códigos fornecidos por SMS, imagem de um QR Code ou código gerado por este e que permita autenticar alguma operação;
- A Cooperativa nunca liga para o cooperado pedindo senha, nem o número do cartão e muito menos solicita uma transferência ou qualquer tipo de pagamento teste. Se receber uma ligação de um possível colaborador da Cooperativa, informando que sua conta foi invadida, clonada ou registrou uma transação suspeita e, a partir daí, o atendente solicita os seus dados pessoais e financeiro: fique atento, pois é golpe. Desligue imediatamente o telefone e entre em contato com a Cooperativa por meio dos canais oficiais, de preferência utilizando o celular ou o site transpocred.coop.br;
- Nunca pediremos a sua senha, permissão para acessar a sua conta remotamente ou fazer qualquer tipo de verificação/análise por telefone. Nem mesmo solicitaremos instalações ou atualizações de aplicativos via link por ligação, WhatsApp, SMS e e-mail. Atualizações do App Ailos ou Ailos Cartões são feitas na App Store (iOS) ou Play Store (Android);
- Também não enviamos mensagens avisando que a sua conta foi acessada por dispositivos de terceiros, e solicitando que você “resgate” sua conta por meio de um link. Nem enviamos SMS com links para confirmação de débito. Caso receba mensagens do tipo, não clique nos links contidos nelas;
- Não clique em anúncios pop-up (aquelas janelas que surgem repentinamente na tela), pois eles costumam pedir que você ligue para uma falsa central de suporte técnico ou direcionam para links com vírus;
- Por fim, nunca dê o controle do seu computador ou celular a terceiros.
Se notar algo estranho, entre em contato apenas pelos canais oficiais da Cooperativa: SAC 0800-647-2200, chat da Conta Online ou no e-mail notifique@ailos.coop.br.